O avanço da tecnologia possibilita, cada vez mais, que os meios de
comunicação permitam que nos comuniquemos com pessoas em maiores distâncias no
menor espaço de tempo. Qualquer
informação que se queira receber ou transmitir pode ser auxiliada e facilitada por
meios ou veículos de comunicação. Eles nos ajudam a trocar mensagens um com o
outro, ou com grandes grupos de pessoas, no caso das organizações.
No
que se diz à Comunicação Interna, o uso de veículos de comunicação é
fundamental para que o diálogo entre a empresa e seus colaboradores ocorra de
maneira eficiente. Entretando, é importante ressaltar que cada um deles permite
que a comunicação seja feita de uma maneira diferente, assim como as informações
que se quer dizer devem ser direcionadas para o veículo que melhor transmitirá
determinada mensagem.
Os
principais veículos utilizados pelas organizações são os boletins, revistas,
jornais murais, mural digital, TV corporativa, e-mail, e intranet. Algumas corporações adotam diversos veículos
de transmissão, e quando essa opção é feita, é necessário cuidado com o papel
de cada um deles. É essencial que determinado assunto não seja apresentado
diversas vezes em veículos diferentes, porque nesse caso ocorre a sobreposição
dos assuntos, o que ocasiona, de maneira geral, o desperdício de dinheiro. O
que se deve fazer é extrair o melhor de cada veículo, de forma que cada um
deles tenha diferentes abordagens.
É
necessário que as empresas tenham em mente quais os tipos de informação seu
público interno está interessado. Sejam eles resultados, inovações, eventos ou
mesmo dicas que representam o que a empresa valoriza. O próximo passo é escolher a melhor maneira
de transmitir o que se deseja. Para uma abordagem mais imediatista, por
exemplo, o uso do boletim – ou de avisos na intranet – são duas ótimas opções.
Algumas
empresas, para acompanhar o avanço tecnológico, optam por veículos mais
modernos como o mural digital ou a TV corporativa, que muitas vezes transmitem
exatamente a mesma informação que o papel e não aumentam a interatividade dos
receptores com o canal. Outras chamam de TV corporativa um mural digital, pelo
fato de se passar numa televisão, mas não por possuir um canal exclusivo.
Em
suma, os veículos de comunicação são fundamentais para unificar e difundir os
valores da organização, trabalhar a imagem das empresas com o público interno,
avisar e registrar acontecimentos e eventos,
ter feedback, entre outros. E para que tudo isso seja alcançado
positivamente, cada um dos veículos deve ser utilizado para cada objetivo
específico, além de se ter em mente que o exagero muitas vezes é prejudicial
quando se trata de transmitir informações por diversos canais, na comunicação
interna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário