sexta-feira, 1 de junho de 2012

A importância dos veículos na CI



O avanço da tecnologia possibilita, cada vez mais, que os meios de comunicação permitam que nos comuniquemos com pessoas em maiores distâncias no menor espaço de tempo. Qualquer informação que se queira receber ou transmitir pode ser auxiliada e facilitada por meios ou veículos de comunicação. Eles nos ajudam a trocar mensagens um com o outro, ou com grandes grupos de pessoas, no caso das organizações.
No que se diz à Comunicação Interna, o uso de veículos de comunicação é fundamental para que o diálogo entre a empresa e seus colaboradores ocorra de maneira eficiente. Entretando, é importante ressaltar que cada um deles permite que a comunicação seja feita de uma maneira diferente, assim como as informações que se quer dizer devem ser direcionadas para o veículo que melhor transmitirá determinada mensagem.
Os principais veículos utilizados pelas organizações são os boletins, revistas, jornais murais, mural digital, TV corporativa, e-mail, e intranet.  Algumas corporações adotam diversos veículos de transmissão, e quando essa opção é feita, é necessário cuidado com o papel de cada um deles. É essencial que determinado assunto não seja apresentado diversas vezes em veículos diferentes, porque nesse caso ocorre a sobreposição dos assuntos, o que ocasiona, de maneira geral, o desperdício de dinheiro. O que se deve fazer é extrair o melhor de cada veículo, de forma que cada um deles tenha diferentes abordagens.
É necessário que as empresas tenham em mente quais os tipos de informação seu público interno está interessado. Sejam eles resultados, inovações, eventos ou mesmo dicas que representam o que a empresa valoriza.  O próximo passo é escolher a melhor maneira de transmitir o que se deseja. Para uma abordagem mais imediatista, por exemplo, o uso do boletim – ou de avisos na intranet – são duas ótimas opções.         
Algumas empresas, para acompanhar o avanço tecnológico, optam por veículos mais modernos como o mural digital ou a TV corporativa, que muitas vezes transmitem exatamente a mesma informação que o papel e não aumentam a interatividade dos receptores com o canal. Outras chamam de TV corporativa um mural digital, pelo fato de se passar numa televisão, mas não por possuir um canal exclusivo.
Em suma, os veículos de comunicação são fundamentais para unificar e difundir os valores da organização, trabalhar a imagem das empresas com o público interno, avisar e registrar acontecimentos e eventos,  ter feedback, entre outros. E para que tudo isso seja alcançado positivamente, cada um dos veículos deve ser utilizado para cada objetivo específico, além de se ter em mente que o exagero muitas vezes é prejudicial quando se trata de transmitir informações por diversos canais, na comunicação interna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário