sexta-feira, 22 de junho de 2012

Como perceber que a comunicação interna está ineficaz


Empresas gastam altas quantias na gestão de pessoas,  esperando que isso traga resultados na produtividade da empresa. Mas quando o retorno não é o esperado, os gestores não podem se esquecer de que tudo que envolve  a vida da empresa  está ligado à forma como os processos são passados aos colaboradores e para isso a comunicação interna precisar ser eficaz e existem alguns sintomas que podemos perceber quando isso não está acontecendo.

O maior mal da comunicação interna são os ruídos, as conversas de corredor que geram rumores e tem a facilidade de se disseminar rápido, esses rumores podem comprometer o clima organizacional e na produtividade dos funcionários. Esse sintoma pode acarretar outro que é quando a diretoria se encontra isolada do resto da organização, uma vez que este grupo passa maior parte do tempo ocupado com a tomada de decisões e não lhes sobre tempo para conhecerem a realidade de seus colaboradores, ou até mesmo quando essas lideranças não se preocupam em passar as informações para os colaboradores da empresa, o que enfraquece o discurso, uma vez que uma mensagem passada diretamente pelo gestor tem muito mais impacto do que quando ela é passada através dos veículos. Além disso, podemos citar outros sintomas como: a ausência de canais de comunicação, sem importar o tamanho ou o segmento do mesmo, o que vai comprometer a relação organização-colaboradores, afinal sem esses canais não existe uma ponte estruturada de comunicação entre a organização e seu público interno, mas também não esquecendo que ás vezes é necessário um diálogo face a face; departamentos isolados, é de extrema importância que todos os departamentos da empresa possuam uma comunicação bem estruturada, pois em algum ponto um precisará da outro; e a falta de feedback, afinal o funcionário precisa saber o que é esperado dele, afim de atender as expectativas da empresa, vale lembrar que o feedback é uma ferramenta que ajuda a encontrar e entender os pontos fracos e os pontos fortes da empresa e a partir dele podem ser traçado metas. 

Referência:
http://www.rh.com.br 

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