Entender uma organização como um sistema no qual cada parte integrante é interdependente é essencial para o processo de comunicação interna. Conhecer e entender os fluxos de informação também é de extrema importância.
Agora como os diferente fluxos de comunicação influenciam as concepções e ações individuais e coletivas? E o quanto esses fatores influenciam no ambiente de trabalho?
É conhecido que,todo ambiente social está inerente à comunicação. O ambiente interno de uma organização é regida por uma certa etiqueta então o comportamento individual segue a linha do bom senso.
Quando porém ocorre alguma situação e a mesma causa um desconforto coletivo o fluxo de informação informal mais conhecida como “rádio peão” começa a aumentar e concepções em sua maioria errôneas começam a se formar e isso pode ocasionar em uma crise interna.
Nesse cenário é que a CI demonstra sua necessidade. Ações que organizam o fluxo de informação dentro da organização e que sejam claras no que rege a mensagem chave são a solução de crises internas e também colaboram para a prevenção delas.
Assim o pensamento tanto individual quanto coletivo são objeto de análise do profissional de CI. Sendo assim toda ação deve ser pautada no conhecimento psico sociológico da organização, conhecer as áreas a fundo e perceber como cada colaborador é tratado individualmente é imprescindível assim como avaliar as reações coletivas à determinado acontecimento.
Utilizando dessas ferramentas aqui citadas e colocando em prática ações embasadas nos conceitos aqui transmitidos pode-se prevenir possíveis falhas de comunicação e conflitos internos e caso ocorram com estas mesmas ferramentas pode-se solucioná-los.
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