domingo, 17 de junho de 2012

Criatividade e Inovação na Comunicação Interna



A criatividade na comunicação interna é um fator chave para obtermos o sucesso necessário, que visa uma comunicação ampla e de mão dupla entre funcionários e organização, permeando os valores da instituição. Uma comunicação interessante e irreverente é um caminho de assertivo para garantir o sucesso da transmissão de informação organizacional.
Visto que comunicação interna é um conjunto de ferramentas que facilitam a “conversa” entre colaboradores e organização, percebemos a necessidade de comunicar na mesma linha de pensamento, para tal, cada vez mais a organização é humanizada e os funcionários transmitem e adquirem seus valores.
Após analisar alguns modelos de comunicação interna (principalmente no  veículos de e-mails), vi que a criatividade vem sido utilizada desde o momento de criação da peça que é encaminhada aos colaboradores até a linguagem e conteúdo, dependendo da informação. Nesta breve pesquisa localizei: mensagens de bom dia, frases de inspiração, imagens de conteúdo diverso e abstrato, promoções e concursos; dentre todas estas maneiras de comunicar vou citar aqui uma que achei muito interessante.
A empresa “SKY Brasi” utiliza um método extremamente inovador para provar a passagem de conteúdo e de valores da empresa para o colaborador. Devido o grande número de patrocínios da marca eles garatiram alguns brindes para o público interno, como por exemplo ingressos para shows, estes ingressos são distribuídos aos vencedores de um “Quiz” recebido por e-mail, onde a empresa pergunta sobre os valores da instituição, suas ações, práticas e até mesmo questões sobre seus códigos de ética, desta forma o funcionário descobre e aprende mais sobre a empresa da qual faz parte de uma forma satisfatória, rápida e muito recompensadora.
Muito mais importante do que “vestir a camisa da instituição” é conhecê-la de perto. Vivemos no mundo da informação e a informação organizacional já provou ser essencial para o bom relacionamento profissional, no geral, a criatividade para comunicar é um diferencial que deve ser respeitado e aplicado, sempre que possível. 




                    Referência: Entrevista - Bruno Custódio (Funcionário da SKY Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário