quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Memória Institucional em apoio da Comunicação Organizacional


     Ao longo do tempo as relações públicas assumiram um papel estratégico nas organizações. Não deixando de lado a atuação na área da comunicação, mas avançando à passos largos em direção do desenvolvimento administrativo da profissão.

     A integração entre áreas internas corporativas permite que o profissional de relações públicas (comunicação social) atue de forma direta e gerencial, facilitando a comunicação plena e o auxílio aos processos internos e externos das mais diversas áreas.
     Uma das "ferramentas" para elaboração de discursos institucionais é conhecida como memória institucional.       Este tipo de programa é muito mais que apenas contar a história da organização; após todo estudo necessário para publicação do material verossímil sobre a criação e atuação da organização é preciso adequá-lo a realidade atual e nos objetivos e visão da organização.

    Desta forma, os profissionais de comunicação, apoiados por outras áreas internas, são capazes de utilizar a história da organização para alcançar objetivos e evitar problemas.
     A ABERJE foi pioneira no incentivo a este tipo de veiculação por meio de cultura organizacional e história; foi responsável pelo encontro de grandes museus que estabeleceram um cenário ideal para o estudo da história de grandes empresas (Vale S.A; Chocolates Garoto, Telefonica).
     Além da posição estratégica que o programa de memória institucional proporciona, podemos identificar semelhanças do passado que garantem situações favoráveis para o futuro da organização, e assim atuar de forma preventiva na gestão de crises.
   Como premissa básica, entendemos esta ferramenta como uma forma de diálogo muito ampla e geral, que informa tanto ao público interno, quanto ao vasto público externo.
A historia de uma empresa não deve ser pensada como resgate do passado, mas como marco referencial a partir do qual as pessoas redescobrem valores e experiências..." – Worcman.



                    Referência: Texto - "Funções das Relações Públicas aplicadas em programas de Memória Institucional - Cristina Russo Geraldes da Porciúncula"

Nenhum comentário:

Postar um comentário