quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A CI e a Pesquisa de Clima Oganizacional


Apesar de ser crescente a preocupação das empresas com seus funcionários e, em outras palavras, com o clima organizacional, para muitas corporações, ainda, o funcionário é apenas um produtor – uma mão de obra – e seus estados físico e psicológico não são fatores relevantes para o rendimento do trabalho. Entretanto, a comunicação interna existe para mudar este pensamento e fazer com que o clima organizacional seja positivo; uma vez que diversas pesquisas demonstram que um funcionário contente com seu ambiente de trabalho pode produzir 80% mais do que um colaborador desmotivado. O clima organizacional reflete diretamente na qualidade do serviço prestado pela empresa e, consequentemente, na sua imagem perante os públicos externos.
Uma ferramenta que é frequentemente utilizada para medir o clima organizacional de uma corporação é a pesquisa de clima. Ela pode ser descrita como a aplicação de um questionário nos colaboradores de uma organização para mapear aspectos da cultura e clima organizacionais. As informações que são coletadas por meio da pesquisa de clima podem ser usadas beneficamente para mapear pontos fortes e fracos que ajudam na criação de um plano de desenvolvimento que pode melhorar a organização como um todo.
A pesquisa de clima organizacional é considerada, atualmente, como um instrumento fundamental para as empresas que desejam conhecer seus colaboradores, ela serve como base para a comunicação interna e suas ações de informar e transmitir mensagens para os colaboradores. Alguns dos benefícios que a pesquisa de clima agrega às organizações são:       
  •            Permite que a empresa verifique onde precisa focar suas ações de melhoria para obter maior produtividade e lucratividade; 
  •    Identifica o nível de comprometimento, fidelidade e lealdade dos colaboradores da empresa;
  •     Melhora a eficiência da comunicação interna, gerando motivação nos funcionários a partir do sentimento de ser ouvido; 
  •     Permite a empresa analisar estruturas como políticas, lideranças e condições de trabalho.



Referência: http://www.pesquisadeclima.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário