sexta-feira, 18 de maio de 2012

Comunicação Interna e ações motivacionais



Muitos ambientes de trabalho não são considerados os melhores para se trabalhar, o estímulo e a motivação, às vezes, são fatores que nenhum funcionário conhece dentro daquela empresa. Mas por que isso é tão freqüente?
Um grande problema ainda presente em algumas organizações é a falta de uma comunicação interna eficaz que, em conjunto a ações internas direcionadas aos funcionários, são capazes de realizar um trabalho motivador ao público interno para que, assim, a produtividade cresça de maneira mais eficiente e, claro, atinja o objetivo primordial, a geração de lucro.
O que muitas empresas ainda desconhecem é justamente a importância disso tudo, ou apenas ignoram. Tão importante quanto ter o feedback de seus clientes, é ter um retorno também dos próprios funcionários. A atenção não pode ser exclusiva para o público externo, se você não possui funcionários felizes e satisfeitos, com certeza também não terá clientes fieis e contentes.
O Endomarketing, por exemplo, é uma ferramenta proporcionalmente nova que tem como objetivo valorizar, estrategicamente, o público interno da organização. Como? De acordo com o precursor deste tema, Saul Bekin, quando criou o conceito de Endomarketing, pensava que não era possível a empresa atender totalmente às suas demandas externas com seus produtos e serviços se os seus próprios funcionários não os conheciam, aprovavam ou, ao menos, sabiam o que estava acontecendo. Baseando-se também na ideia de marketing, para Kotler o marketing externo não é muito eficaz se os próprios funcionários da empresa não aprovam a ideia.
A cultura de uma organização é essencial para que todos ali dentro da empresa sigam para a mesma direção e para que não haja nenhuma distorção no andamento dos processos. A organização precisa estar em equilíbrio primeiro dentro para, depois, garantir seu sucesso fora dela. E ações com caráter motivacional contribuem para um ambiente de trabalho saudável, fazendo com que o público interno se sinta parte daquela organização, produza mais e melhor, atingindo também os objetivos da empresa como um todo.
No cenário atual, as organizações já estão pensando mais humanamente e não apenas no lucro em si. Essa posição valoriza a área de Comunicação Interna que engloba, além de muitos outros, pontos discutidos no decorrer no texto.

Referências:
BEKIN, Saul F. Conversando sobre Endomarketing. 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário