Muitos
ambientes de trabalho não são considerados os melhores para se trabalhar, o estímulo
e a motivação, às vezes, são fatores que nenhum funcionário conhece dentro
daquela empresa. Mas por que isso é tão freqüente?
Um
grande problema ainda presente em algumas organizações é a falta de uma
comunicação interna eficaz que, em conjunto a ações internas
direcionadas aos funcionários, são capazes de realizar um trabalho motivador ao
público interno para que, assim, a produtividade cresça de maneira mais
eficiente e, claro, atinja o objetivo primordial, a geração de lucro.
O
que muitas empresas ainda desconhecem é justamente a importância disso tudo, ou apenas ignoram. Tão importante quanto ter o feedback de seus clientes, é ter um
retorno também dos próprios funcionários. A atenção não pode ser exclusiva para
o público externo, se você não possui funcionários felizes e satisfeitos, com
certeza também não terá clientes fieis e contentes.
O
Endomarketing, por exemplo, é uma ferramenta proporcionalmente nova que tem
como objetivo valorizar, estrategicamente, o público interno da organização. Como?
De acordo com o precursor deste tema, Saul Bekin, quando criou o conceito de
Endomarketing, pensava que não era possível a empresa atender totalmente às
suas demandas externas com seus produtos e serviços se os seus próprios funcionários
não os conheciam, aprovavam ou, ao menos, sabiam o que estava acontecendo. Baseando-se também na ideia de marketing, para Kotler o marketing externo não é muito eficaz se os
próprios funcionários da empresa não aprovam a ideia.
A
cultura de uma organização é essencial para que todos ali dentro da empresa
sigam para a mesma direção e para que não haja nenhuma distorção no andamento
dos processos. A organização precisa estar em equilíbrio primeiro dentro para, depois, garantir seu
sucesso fora dela. E ações com caráter
motivacional contribuem para um ambiente de trabalho saudável, fazendo com que
o público interno se sinta parte daquela organização, produza mais e melhor,
atingindo também os objetivos da empresa como um todo.
No
cenário atual, as organizações já estão pensando mais humanamente e não apenas
no lucro em si. Essa
posição valoriza a área de Comunicação Interna que engloba, além de muitos
outros, pontos discutidos no decorrer no texto.
Referências:
BEKIN,
Saul F. Conversando sobre Endomarketing. 1995.
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