Comunicação Interna Vertical
A
comunicação interna deve ser considerada como uma das ferramentas essenciais para o sucesso de uma
organização, por meio dela é
possível conhecer e disseminar sua política institucional, os interesses
dos seus membros e integrar diferentes
departamentos.
Uma
das divisões dos fluxos de comunicação dentro de uma organização é a
comunicação vertical, que é planejada de cima para baixo, onde a empresa se comunica com seus departamentos,
direções e unidades de negócio. É
crucial que seu desenvolvimento seja por meio de canais de informação ágeis,
rápidos e desburocratizados.
A
comunicação interna vertical se divide em:
- Ascendente: consiste no envio de relatórios, esclarecimentos, sugestões e reclamações de departamentos ou projetos a níveis superiores. O que muitas vezes afeta esse tipo de comunicação é a falta de objetividade ou a falta de veracidade dos dados.
- Descendente: tem início no topo, com os líderes, e discorre no sentido da base hierárquica da organização, normalmente são informações e instruções de tipo organizacional, com políticas, regras e regulamentos da atual situação da organização.
Como no caso da Natura, por exemplo, eles só conseguem
que seus colaboradores sejam disseminadores de seus princípios e valores,
porque tem uma comunicação vertical eficiente, onde todos conhecem e aprenderam
a admirar a marca pela qual trabalham.
Essa matéria é muito intressante!!!
ResponderExcluirÓtima publicação! Descomplicou minha mente, a comunicação é crucial a tudo.
ResponderExcluir