sábado, 5 de maio de 2012


Comunicação Interna Vertical



A comunicação interna deve ser considerada como uma das ferramentas  essenciais para o sucesso de uma organização,  por meio dela é possível  conhecer  e disseminar sua política institucional, os interesses dos seus membros  e integrar diferentes departamentos.
Uma das divisões dos fluxos de comunicação dentro de uma organização é a comunicação vertical, que é planejada de cima para baixo, onde a empresa se comunica com seus departamentos, direções e unidades de negócio.  É crucial que seu desenvolvimento seja por meio de canais de informação ágeis, rápidos e desburocratizados. 
A comunicação interna vertical se divide em:

  • Ascendente: consiste no envio de relatórios, esclarecimentos, sugestões e reclamações de departamentos ou projetos a níveis superiores.  O que muitas vezes afeta  esse tipo de comunicação é a falta de objetividade ou a  falta de veracidade dos dados.
  • Descendente: tem início no topo, com os líderes, e discorre no sentido da base hierárquica da organização, normalmente são informações e instruções de tipo organizacional, com políticas, regras e regulamentos da atual situação da organização.

A importância da comunicação interna vertical é para  uniformização e padronização dos conceitos da empresa. O objetivo é que o trabalho da organização seja cada vez mais integrado. Cada membro, conhecendo a política institucional, as regras da empresa e seus produtos, acaba se tornando um disseminador dos valores da organização.
Como no caso da Natura, por exemplo, eles só conseguem que seus colaboradores sejam disseminadores de seus princípios e valores, porque tem uma comunicação vertical eficiente, onde todos conhecem e aprenderam a admirar a marca pela qual trabalham.

2 comentários:

  1. Essa matéria é muito intressante!!!

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  2. Ótima publicação! Descomplicou minha mente, a comunicação é crucial a tudo.

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