terça-feira, 8 de maio de 2012

Comunicação Interna Horizontal

A comunicação horizontal ou lateral é aquela que ocorre entre colaboradores de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível, ou entre quaisquer pessoas de hierarquia equivalente dentro de uma organização. Este tipo de comunicação é utilizado para coordenar problemas, troca de informações, conselhos e feedback, e visa proporcionar um canal direto de comunicação para os que, fora da cadeia de comando, consigam rápida coordenação e cooperação.


Colaboradores de cargos ou setores diferentes devem se utilizar da forma horizontal de comunicação para  alinhar estratégias e forma de trabalho, especialmente quando mudanças em um departamento afetam outros. Desta maneira, a comunicação lateral contribui significativamente para o processo de comunicação integrada. 

A comunicação lateral também poe ser informal e é inevitável. Ela acontece na forma de rumores que muitas vezes se espalham mais rapidamente do que comunicados formais. Por isso os formadores de opinião, líderes e gestores devem ser bem informados pela própria gestão, de modo a evitar a propagação de informações distorcidas.

Uma organização que conheça a importância da comunicação interna, ou seja, que mantenha todos os níveis hierárquicos de colaborados bem informados, evita surpresas desagradáveis e rumores indesejados dentro e fora do ambiente de trabalho. Quando as informações primeiramente verticais são esclarecedoras e verídicas, a comunicação horizontal passa a acontecer naturalmente inofensiva, e até mesmo de maneira a auxiliar a integração de setores. 


Fontes: http://www.slideshare.net/jeanecsc/fundamentos-da-comunicacao
http://pt.scribd.com/catarinas_95/d/55364504/41-Comunicacao-Horizontal
http://student.dei.uc.pt/~jaimemc/introducao.htm

2 comentários: