sábado, 7 de abril de 2012

Comunicação interna e a Cultura Organizacional.

Sabemos que as trocas de informações dentro das organizações devem ocorrer de forma eficiente, em todos os meios hierarquicos, para que o diálogo seja entendido da mesma maneira entre todas as partes. É importante ressaltar que quando essas trocas não acontecem da maneira que se pretende, ou quando não há abertura para a troca de ideias, muitos problemas podem surgir.
Ao falarmos em comunicação interna nas organizações como um instrumento estratégico para o bom relacionamento entre pessoas que contribui em diversos aspectos positivos que resultam na produtividade e lucratividade da organização, não podemos deixar de lado a importância da cultura organizacional e valores que devem estar claros em todo o âmbito interno.
Pode-se dizer, portanto, que o processo da comunicação interna está ligado á cultura da empresa, aos seus valores e ao comportamento das suas lideranças e às crenças dos seus colaboradores. O que acontece, é que muitas organizações não gastam tempo definindo seus valores, ou simplesmente não acreditam neles. Afinal, não basta apenas definí-los, mas também atrair pessoas que estejam em sintonia com eles. Quando não há identificação entre a empresa e funcionário, o trabalho não é prazeroso e, por consequência, não é produtivo como deveria.
Os colaboradores que compreendem a cultura organizacional de onde trabalham, sua base, sua essência, podem ter maior capacidade de sobrevivência na empresa, podendo, também, prever certos comportamentos de outros colegas no trabalho. Enquanto muitos colaboradores são demitidos por comportamento, e não por falta de conhecimento – atitudes que não estão de acordo com a cultura e valores adotados pela organização.
Deste modo, é importante que no processo da gestão da comunicação interna, a cultura e valores das organizações sejam levados em conta como parte essencial. Quando as trocas de informações são compreendidas de forma eficiente, junto com as crenças bem definidas e aceitas pelo público interno – e este em sintonia com o perfil da empresa - a C.I é bem estruturada, podendo gerar muitos beneficios e impedir problemas e crises.

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