sexta-feira, 20 de abril de 2012

Endomarketing


Endomarketing são ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização, é um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura de marketing dessas organizações que visa ação para o mercado. Seu objetivo é facilitar e realizar trocas assim construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da organização, harmonizando e fortalecendo estas relações e tem como função integrar a noção de “cliente” nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhorias na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e processos.

O termo surgiu na década de 90 no livro “Conversando com o Endomarketing” de Saul Bekin, aonde o termo “endo” que vem do grego “movimento para dentro” se junta com o conceito de marketing de “processo de comunicar uma transação com valor adequado para clientes”, nesse caso o cliente sendo os funcionários da organização, assim o endomarketing se torna uma poderosa ferramenta da comunicação interna pois “vender” seu produto ou serviço para o funcionário é tão importante quando para o cliente, afinal assim o público interno se torna um aliado ao negócio, preocupado pelo desempenho e responsável pelo sucesso da organização.

O endomarketing vem como solução para o questionamento feito muitas vezes pelas empresas “nossos funcionário são felizes?” afinal a satisfação desse público afeta no clima organizacional e na qualidade de produtos e serviços, e esses funcionários possuem necessidades muito específicas e são atingidos pela comunicação de maneira direcionada e muito mais explícita que o público externo, além de que a opinião do segundo pode ser influenciada pelo primeiro, pois um funcionário insatisfeito irá fazer uma contra-propaganda sobre a empresa que trabalha. Embora algumas empresas já possuam departamento de endomarketing composta por profissionais da comunicação e recursos humanos, ainda é uma área que não foi explorada em sua totalidade pela maioria das organizações que ainda relutam em entender que ele é um elemento indispensável para o sucesso e o tamanho da sinergia que a prática do endomarketing irá gerar dentro do ambiente de trabalho.

Referências:
BEKIN, Saul F. Conversando sobre Endomarketing. 1995.


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