quinta-feira, 29 de março de 2012

Pensamento sistêmico em comunicação interna

Em uma atualidade em que a comunicação está cada vez mais rápida e os processos cada vez mais burocráticos é difícil lembrar que uma organização é como um organismo, em que cada parte tem sua função específica, mas todas são interdependentes e possuem o mesmo objetivo.
É válido lembrar que a burocracia é necessária por organizar processos facilitando o trabalho e sua demanda, porém as organizações vem se perdendo em processos e os funcionários se esquecem de que seu trabalho depende de outras áreas que não a dele. Nessa situação o gestor de comunicação interna deve entender a organização como um todo e fazer com que os fluxos de informação circulem de maneira direcionada e padronizada para que o discurso seja unificado, caso o contrário conflitos internos podem ocorrer.
Compreender que é necessário um enfoque holístico, ter ferramentas para feedback, sempre objetivar o alcance de metas é a chave para o pensamento sistêmico, porém não se pode esquecer que dentro desse sistema ainda há hierarquia. E é importante observar que este sistema estará sempre sujeito à entropia(forças as quais um sistema está sujeito que seguem para a desordem).
A boa gestão de comunicação interna é aquela que segue essa linha de raciocínio e compreende cada função do sistema, sua ordem processual, e o perfil singular de cada pessoa em qualquer área da empresa, reconhecendo também os limites de cada uma. Dessa forma pode-se usar das ferramentas de comunicação atuais com um discurso dirigido e unificado para a boa compreensão e aceitação da mensagem organizacional, além de estimular um espírito de integração com ações estratégicas fazendo com que toda organização compreenda suas singularidades e principalmente o pensamento sistêmico.

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