sábado, 24 de março de 2012

A Comunicação Interna estabelecida nas organizações

Cada vez mais influente no ambiente organizacional, a área da gestão de Comunicação Interna cresce significantemente. Não podemos fugir da realidade: o mundo empresarial tão complexo que estamos presenciando é composto por pessoas diferentes que baseadas em costumes, cultura e valores diversos precisam se relacionar entre si; os clientes mais exigentes em todos os sentidos nos obrigam a tomar decisões corretas e dar satisfações sempre; e o mercado com concorrências gigantes. As obrigações são maiores, e a mudança deve começar dentro e na organização.

Tendo em vista todo esse cenário, o primeiro post deste Blog tem o objetivo de expor o tema, C.I., de forma mais abrangente, conceituando e destacando suas principais aplicações dentro de uma organização, num contexto atual.

O termo Comunicação Interna surge em um momento em que as empresas necessitam ter um setor responsável pelos seus próprios funcionários. O relacionamento com o seu público externo é essencial, porém, é preciso trabalhar internamente com seus funcionários, os valores e cultura da organização para que  a satisfação do público alvo também seja atingida.
A C.I. bem trabalhada, sempre em conjunto às outras (todas) áreas da empresa, contribuirá para diversos aspectos positivos que resultarão na produtividade e lucratividade da organização. O funcionário bem motivado e engajado com certeza se sentirá responsável pelo sucesso do lugar onde trabalha e gerará produtividade à mesma.
A consolidação de sua identidade, construção da memória, diminuição de riscos e crises são alguns dos principais meios para grandes objetivos da corporação serem atingidos, tais pontos estão diretamente ligados à gerência da C.I.. A empresa e seus funcionários vão gerar um vínculo entre si, tendo como conseqüência a satisfação e comprometimento do público interno, que repassará todos esses valores adquiridos de forma muito positiva aos outros públicos.
A participação e comprometimento do funcionário com todos os processos da empresa, suas metas, suas principais atividades e projetos faz parte de todo um ciclo para um bom andamento e sobrevivência da organização. Por isso, a Comunicação Interna procura trabalhar o fluxo de informações no ambiente para também gerar o bom relacionamento entre essas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário